Ao viajar para o continente europeu, muitas pessoas preferem conhecer uma cidade ou até mesmo uma região do país. Nesse caso, o transporte ferroviário parece ser a melhor opção.
Por outro lado, aos que preferirem conhecer várias cidades ou até mais de um país, algumas dicas são salutares:
Ao fazer o planejamento de se conhecer algumas cidades (dentro do mesmo país ou não), deve-se avaliar se vale a pena fazer esse deslocamento de trem ou de avião.
DESLOCAMENTO ENTRE CIDADES:
A regra geral é que dentro do mesmo país você somente deve se deslocar de trem. Ex. Roma, Florença e Veneza.
Essa regra é mitigada, caso você queira se deslocar de um extremo ao outro do país. Ex. Milão a Nápoles.
DESLOCAMENTO ENTRE PAÍSES
Quando o deslocamento é entre países, você deve levar em conta os seguintes fatores:
1- Caso o deslocamento de trem entre países seja menor que 6 horas, pegue o mesmo, pois mesmo o transporte aéreo sendo mais rápido, o estresse natural de se encarar um caminho para o aeroporto (e lá com suas burocracias) gera praticamente um dia perdido.
Exemplo é entre França e Inglaterra (Paris - Londres), onde o deslocamento de trem é rápido e sem estresse.
Quando for comprar passagem de trem, analise sempre a melhor opção, pois você pode comprar o railpass que vale para a quantidade de países que você deseja conhecer dentro de um limite de tempo para utilização do bilhete.
2-- Caso o tempo de deslocamento de trem entre os países seja maior do que 6 horas, entendo que se deva pegar um avião, salvo se você pernoitar no trem.
Exemplo: Você conheceu a Itália e pretende ir para o leste europeu ou para Londres. Nesse caso, várias empresas aéreas fazem esse deslocamento aéreo, por um preço módico.
Empresas aéreas Low Coast européias:
a- Ryanair
b- Easyjet
c- Edreams
d- Vueling
e- Tuifly
f- Wizzair
g- Germanwings
h- http://www.skyscanner.com.br (site que você pode pesquisar qual empresa aérea faz o seu trecho)
h- http://www.skyscanner.com.br (site que você pode pesquisar qual empresa aérea faz o seu trecho)
Cabe ressaltar que nesses voos o limite de bagagem é menor que os voos entre continentes (Entre 15 kg e 20 kg dependendo da empresa aérea e a multa por excesso de bagagem é alta).
Saliento também que muitas empresas aéreas que nos levam até o continente europeu, possuem o tipo de Voo (multi-voos), onde você pode entrar por um lugar na Europa e sair por outro (exemplo - chegar por Roma e sair por Paris, fazendo o deslocamento entre essas cidades por conta da mesma empresa aérea, sem ter que se valer de voos internos ou de trem.
Dicas bastante interessantes... eu particularmente gosto de viajar de trem.. já andei por boa parte da França, Alemanha, Inglaterra e Holanda, tudo de trem, já que não gosto de voar. Apenas ressalto que viagens com mais de 5 horas podem ser bastante cansativas. Na Alemanha, viaje APENAS de ICE. Evite os Inter-City (IC), que geralmente atrasam e muitas vezes têm o destino final mudado no meio da viagem (isso mesmo, você compra a passagem para um lugar e o trem não chega no lugar, além de atrasar bastante). Os ICE não têm esse problema.
ResponderExcluir